Dia internacional em memória das vítimas do Holocausto
No passado dia 27 de Janeiro, assinalou-se o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, escolhido para marcar o dia 27 de janeiro do ano de 1945, em que o campo de extermínio de Auschwitz - Birkenau foi libertado pelos soldados russos.
Na nossa escola, alunos dos quinto e sextos anos, envolveram-se numa intervenção artística, dinamizada pela Professora Ana Isabel Gonçalves com a colaboração da Professora Ana Rita Fernandes, cujo objetivo principal foi, através de uma arte universal, a música, incutir nos alunos envolvidos diretamente na atividade e na comunidade escolar em geral, o respeito pelo outro e a necessidade urgente de paz no mundo. Esta atividade contou, ainda, com a colaboração estreita dos Professores de Música, Português e Inglês das turmas envolvidas, transformando-se, assim, num projeto DAC.
A importância de JAMAIS ESQUECER o que se passou, ainda antes do início da Segunda Grande Guerra Mundial e que terminou com o Genocídio de 6 milhões de Judeus (destes, 1 milhão eram crianças), foi o móbil desta intervenção escolar.
Opositores políticos de Hitler (comunistas, nacional-democratas), prisioneiros de guerra soviéticos, homossexuais, deficientes, ciganos, “antissociais” foram, também, alvo de perseguições e trabalhos forçados tendo sido deportados para campos de concentração.
Os Judeus, inicialmente discriminados, foram perdendo direitos, passaram a ser perseguidos e isolados em “guetos” acabando por ser exterminados no âmbito da designada “solução final”, expressão utilizada pelos próprios nazis, nos campos da morte ou extermínio. Em nome de TODAS as vítimas da Guerra e muitas outras atrocidades cometidas contra o ser humano ao longo da História, celebremos sempre a PAZ.
Comentários
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário, ele é muito importante para nós.